Friday, December 18, 2015

Bovinos de Cacoal são abatidos após ingerir alimento proibido

Cidades


Sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 - 10:21

Cama de frango


Bovinos de Cacoal são abatidos após ingerir alimento proibido


A Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) de Cacoal recebeu denúncia de uma professora da Escola Família Agrícola (EFA) de que três bovinos de uma propriedade vizinha entraram acidentalmente na instituição e se alimentaram com “cama de frango”, alimento proibido, de acordo com legislação federal. A proibição é uma das principais medidas de prevenção da encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como mal da vaca louca. Os animais foram abatidos na última semana. 

Fiscais da Idaron coletaram material ingerido por bovinos para exame laboratorial
A chamada “cama de frango” é o resultado da moagem da mistura da serragem de pinus (usada para forrar o chão dos viveiros das granjas) com as fezes das aves.

A Instrução Normativa 41/2009 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) proíbe alimentar ruminantes com produtos que contenham em sua composição proteínas e gorduras de origem animal. A IN também prevê multa para o produtor que alimentar seu rebanho com este tipo de alimento.

Após a denúncia, a equipe técnica da Idaron coletou uma amostra do material consumido pelos bovinos e confirmou, mediante exame em laboratório oficial do Mapa, que era “cama de frango”.
Os animais foram identificados e permaneceram na propriedade rural de origem, sendo proibido o trânsito desses bovinos.

Por se tratar de um acidente, o proprietário dos animais, que também notificou o fato à Idaron, não foi multado, sendo apenas notificado a enviar os bovinos para o abate.
O coordenador do Programa Estadual de Prevenção e Vigilância da EEB, Ney Carlos Dias de Azevedo, explicou que a doença da vaca louca pode ser transmitida ao humano através da ingestão da carne do animal contaminado. “Não há risco de contaminação através de contato com o animal”, ponderou.

O coordenador também contou que desde 2012 foram abatidos 404 bovinos em Rondônia como medida de segurança por terem ingerido alimentos com proteína animal, e que em 2014 foram feitas 132 fiscalizações em propriedades que realizam suplementação alimentar para os bovinos.
“A Idaron está alerta. O objetivo é coibir o uso de alimentos proibidos na alimentação dos ruminantes, como farinha de carne e ossos e cama de frango”.

A doença já causou enormes prejuízos para a pecuária bovina na Europa, além de ter causado morte de pessoas por ingerirem carne contaminada. No Brasil, há registro de apenas dois casos de vaca louca, sendo considerados como uma forma atípica da doença (que pode acontecer naturalmente em animais velhos). Por ingestão de alimento proibido não há nenhum registro.



 

Friday, December 18, 2015 - 10:21



Cacoal cattle are slaughtered after eating forbidden food


The Health Protection Agency Agrossilvopastoril the State of Rondônia (Idaron) Cacoal received a complaint from a professor at the Family Farm School (EFA) that three cattle of a neighboring property entered accidentally in the institution and were fed "poultry litter", food prohibited, according to federal law. The ban is one of the main measures to prevent bovine spongiform encephalopathy (BSE), known as mad cow disease. The animals were slaughtered last week.


snip...see full text ;


 https://translate.google.com/translate?hl=en&sl=auto&tl=en&u=http%3A%2F%2Fwww.rondoniagora.com%2Fnoticias%2Fbovinos%2Bde%2Bcacoal%2Bsao%2Babatidos%2Bapos%2Bingerir%2Balimento%2Bproibido%2B2015-12-18.htm



Friday, October 30, 2015

Brazil Agriculture minister to visit Saudi Arabia over BSE mad cow trade
 
 
Friday, December 07, 2012
 
ATYPICAL BSE BRAZIL 2010 FINALLY CONFIRMED OIE 2012
 
 
Wednesday, December 19, 2012
 
Scientific Report of the European Food Safety Authority on the Assessment of the Geographical BSE Risk (GBR) of Brazil
 
 
Thursday, December 17, 2015
 
Annual report of the Scientific Network on BSE-TSE 2015 EFSA-Q-2015-00738 10 December 2015
 
 
Saturday, December 12, 2015
 
BOVINE SPONGIFORM ENCEPHALOPATHY BSE TSE PRION REPORT DECEMBER 14, 2015
 
 
Saturday, December 05, 2015
 
CWD Prions Remain Infectious after Passage Through the Digestive System of Coyotes (Canis latrans)
 
 
Tuesday, December 15, 2015
 
Chronic Wasting Disease will cause a Wyoming deer herd to go virtually extinct in 41 years, a five-year study predicts
 
Study: Chronic Wasting Disease kills 19% of deer herd annually
 
 
Saturday, December 12, 2015
 
CHRONIC WASTING DISEASE CWD TSE PRION REPORT DECEMBER 14, 2015
 
 
Wednesday, December 16, 2015
 
*** Objects in contact with classical scrapie sheep act as a reservoir for scrapie transmission
 
 
Saturday, December 12, 2015
 
NOTICE: Environmental Impact Statement on Large Livestock Carcasses TSE Prion REPORT December 14, 2015
 
 
Saturday, December 12, 2015
 
CREUTZFELDT JAKOB DISEASE CJD TSE PRION REPORT DECEMBER 14, 2015
 
 
Terry S. Singeltary Sr.
 

No comments: